NOTA DE FALECIMENTO
Aos 12 de outubro de 2013, por volta de 09:00 horas da manhã, durante o treinamento de atletas do futebol, na Escola Municipal Mestra Donanna, Bairro Novo Igarapé, o Treinador e Vice-Presidente do Canarinhense, Adão Marcolino Ventura passou mal e veio a falecer.
O corpo foi encaminhado à Policlínica de Igarapé e posteriormente para o Posto Médico Legal de Betim, onde os familiares e serviço funerário, aguardavam a liberação do corpo, que será velado no Velório Municipal, Centro de Igarapé, ainda, com sepultamento previsto para 14:00 horas.
QUEM FOI ADÃO MARCOLINO VENTURA
Foi um cidadão humilde, ligado ao Futebol de Campo, que veio morar na cidade de Igarapé-MG, em fins do ano dois mil e dez. Ficava incomodado de ver que as crianças do bairro estavam ociosas e sem espaço de lazer, quando resolveu mobilizar os pais para incentivar seus filhos a aprender jogar Futebol.
Fez vários movimentos nesse sentido, criando a Escolinha de Futebol do Bairro Canarinho, como entidade leiga, mas não se firmava por falta de apoio político, econômico e de voluntários.
Com o passar do tempo, o Sr. Adão persistia em treinar as crianças e vários jovens, cuja conduta se tornou um hábito e, aos poucos foi conquistando o respeito e a confiança de todos.
Várias participações em torneios dentro e fora da cidade de Igarapé. Sentia o desejo de realizar o sonho de ver "os meninos do Canarinho" como se referia, admitido em algum clube esportivo de renome, como o Cruzeiro, o Atlético, o América.
No ano de 2010, um grupo de pais resolveu "dar corpo" ao movimento propagado pelo Sr. Adão, fundando o Clube Esporte Canarinhense, com mandato de quatro anos, para desenvolver projetos esportivos e colocar o Bairro Canarinho como precursor na área esportiva.
O campo de futebol que foi retirado de perto da antida Escola Municipal Mestra Donanna e foi construído aos fundos do Bairro Canarinho, quase divisa com o Bairro Novo Igarapé, foi uma das grandes preocupações do Sr. Adão.
Como esse campo deu o que falar! Primeiro, foi construído fora da medida padronizada para campo de futebol para eventos intermunicipais e interestaduais. Daí, o Sr. Adão, através do Clube Esporte Canarinhense, fez com que a Administração Municipal entendesse a dimensão e o proveito da obra para eventos que pudessem projetar com respeito a cidade de Igarapé.
Depois disso, ele, pessoalmente pediu à Diretoria do Clube que solicitasse à Administração Municipal de Igarapé o "mando de campo" a favor do Canarinhense, como uma forma de reivindicar recursos para injetar no fundo da entidade para ser revertido em benefício dos atletas inscritos na entidade (reinvestimento esportivo), tendo sido enviados ofícios à Secretaria de Esportes e à Câmara Municipal, até, então, sem resposta.
O Sr. Adão tinha outra preocupação em relação aos atletas: para fazer parte do Clube Esporte Canarinhense a criança ou o jovem e até o adulto, tinha que estar estudando ou trabalhando. Fazia questão de que o interessado ocupasse o seu tempo com coisas úteis. Com o seu jeito severo, sempre passou uma mensagem positiva para todos os "alunos" que ele treinava.
Tinha conquistado o respeito e a admiração dos servidores públicos e Diretora da Escola Municipal Mestra Donanna, que lhes dava acesso e apoio quando o assunto era incentivar o esporte aos alunos da referida Escola.
Dizia que as crianças e os jovens não precisavam de Psicólogo para explicar suas condutas disciplinares; quem precisava de Piscólogo eram os pais delas, que careciam de melhor orientação e apoio para transmitirem bons valores para os seus filhos.
Lamentava que o clube ainda estava sem sede e que toda sorte de ajuda, na forma de patrocínio ou doação que chegasse ao clube seria sempre bem vinda. Ficava muito triste quando percebia jovens que se desviavam dos caminhos corretos para os vícios da sociedade.
Eu, Elci Manoel, testemunhei a conduta do Sr. Adão. No aspecto de dedicação ao Clube Esporte Canarinhense, ele foi, em vida, a "alma do clube". Agora, resta-nos as lembranças de seus conselhos a nos inspirar ações para o desenvolvimento do clube.
03/06/2013
O Clube Esporte Canarinhense está fechando parceria com a Associação Comunitária de Radiodifusão Tupã FM e a partir desta data passará a funcionar, na Avenida Central, nº 305-C, Bairro Panorama, Igarapé-MG, a Secretaria do Clube. No decorrer da semana o espaço será preparado para funcionar em conjunto com uma academia de Boxe.
Por entraves burocráticos junto ao Ministério das Comunicações, a Tupã FM ainda não pôde usufruir o espaço para exercer a sua missão social, razão pela qual estabelece a parceria para melhor aproveitamento do espaço para o público em geral.
O local, num passado distante foi depreciado pela ação de vândalos, mas graças ao empenho do Presidente do Clube Esporte Canarinhense e da comunidade local, o espaço será plenamente ocupado, até que a Tupã FM possa exercer as suas atividades. Por enquanto, não tem previsão para funcionamento da emissora de rádio comunitária. O Clube Esporte Canarinhense fará a ocupação do espaço concedido até segunda ordem.
Enquanto isso, parcerias com o CECan estão sendo apreciadas pelos empresários e áreas governamentais do Município e do Estado de Minas Gerais.
Elci Manoel Pereira da Costa
Presidente CECan
03/06/2013, 18:00 horas
Na coluna ao lado, guia "EDITAIS/Atos do Presidente", publica-se em primeira mão a Portaria baixada pelo Presidente do C E Can para que a Diretoria tome providências para organizar o espaço físico e administrativo da entidade a fim de que melhor seja atendida a demanda dos usuários:
05/06/2013:
O espaço físico de propriedade da Associação Comunitária Nova Esperança, ficou desocupado por mais de oito anos, até que no ano 2010, primeiramente em reunião com os membros da referida entidade e depois com a população local, ficou combinado que o espaço poderia ser utilizado pela Associação Comunitária de Radiodifusão Tupã FM mediante o compromisso de desenvolver atividades sociais para a comunidade local, mas, apesar de insistentes tentativas junto ao Ministério das Comunicações, ainda em andamento, a entidade, para o cumprimento do acordo firmado com a população local fez parceria com o Clube Esporte Canarinhense para movimentar, enfim, o local, que está sendo preparado para fazer funcionar a Secretaria do Clube, em caráter provisório, inicialmente.
Graças ao movimento social proporcionado pelo Terceiro Setor, que eu acredito tratar-se de solução para graves problemas sociais, econômicos e políticos, a sociedade civil organizada contribui efetivamente com o governo local.
O Clube Esporte Canarinhense está se preparando para adquirir sede própria; a Tupã FM está aguardando uma resposta definitiva do Ministério das Comunicações, mas, enquanto não encontram uma solução, fizeram a parceria para movimentar este importante espaço popular.
Essas imagens foram feitas em fins do ano 2010, as vidraças foram colocadas e o espaço externo foi limpo. Durante a semana os fatos serão registrados e publicados para informação a todos.
07/06/2013 - PEDIDO AOS LEITORES DE NOSSAS PÁGINAS
No Domingo próximo, 09 de junho de 2013, a partir da 10:00 horas, venha contribuir com mão de obra voluntária para a entidade. Vamos pintar o espaço comunitário que será utilizado pelo Clube Esporte Canarinhense. Vai ser um dia inteiro de trabalho, com término previsto para as 17:00 horas.
As atividades administrativas da Secretaria do Clube serão iniciadas no local no dia 12 de junho de 2013, próxima Quarta-feira.
Meus sinceros agradecimentos. Muito obrigado.
Elci Manoel Pereira da Costa
Presidente do CECan